quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nunca antes neste país


     Moro numa rua lindeira a um córrego, em cujas margens há um grande espaço coberto de mato e lixo, onde será implantado um "Parque Linear". Há alguns prefeitos atrás, foi iniciada a construção desse parque, o mato foi retirado, foram construidos passeios para caminhadas, instalados aparelhos de ginástica para idosos e brinquedos para crianças;  plantou-se grama e a vizinhança colaborou plantando árvores. Eu plantei dois pés de ipê amarelo... todos nós, moradores da rua, ficamos felizes com a melhoria.
     Porém, o tempo passa, os prefeitos mudam e os subprefeitos também. O mato voltou a crescer. As árvores plantadas morreram ou foram roubadas. Os aparelhos de ginástica e os brinquedos foram depredados. O terreno voltou a ser um matagal com depósitos de entulho e lixo.
     Eu mandei muitos emails para a subprefeitura cobrando providências. Às vezes, três ou quatro meses depois da reclamação, aparecia um caminhão, com um bando de funcionários uniformizados, que após cortarem (mal e porcamente) o mato, se deitavam na rua e tiravam uma soneca. Empilhavam o lixo e o mato cortado e alguns dias depois, passava outro caminhão para recolher o lixo.
     Um de meus vizinhos solicitou a operação cata bagulhos, e no dia marcado, tirou todos os móveis velhos  dos quais queria se desfazer e  os colocou na calçada. Pois lá permaneceram por três dias, nos quais ele telefonava várias vezes, cobrando o serviço.
     Na semana passada, o povo de todo o país resolveu dizer que não aguenta mais pagar tantos impostos em vão.
     Ontem, bem cedinho, oito e meia da manhã, chega um caminhão da prefeitura e estaciona do lado da minha casa. Curiosa, fui ver. O vizinho estava novamente se desfazendo de seus "bagulhos". Fiquei por ali assuntando e ouvi essa conversa:
     - Eu  não tive tempo de colocar tudo na rua, afinal, solicitei o serviço ontem à tarde e vocês já vieram! - e o funcionário uniformizado, com cara de chefe respondeu:
     - É... agora que o povo foi pra rua, se a gente não faz o serviço logo,  apanha...
                                                       Nunca antes neste país!

     Você já pode dizer eu li na tela da
                                                                   Eulina

                               

Um comentário:

  1. Oi Eulina!!! Gostei muito de conheçer seu blog!! Vou ficar ligado! Adorei o nome também.
    Rafael

    ResponderExcluir