quinta-feira, 5 de setembro de 2019




                                                 RETOMANDO


          Cá estou, depois de dois dias sem internet é um dia com este IPad travado. Descobri que só posso publicar textos curtos. Passando de um determinado tamanho que eu ainda não sei qual é, trava tudo.  Então vamos resumir.

            No primeiro dia, chegou uma senhora, aparentando em torno de cinquenta anos. Ela mancava, gemia, estava toda suada e descomposta. - Estás sola? - perguntei.
- Si, si, si, estoy sola! Estoy toda sola! Nunca estuve tan sola en mi vida!
- Por favor, entre, saca los sapatos e la mochila!
            Chorou para tirar as botas. É comum, quando se tem bolhas. Mas ela não tinha. Veio mancando e gemendo até a recepção. Peço sua identidade e mordo a língua para não rir. Ela se chama Maria Dolores Piedad! Ela deu trabalho. Queria fumar no quarto e tinha uma garrafa com bebida que tomou toda no pátio. No dia seguinte, reclamou dos peregrinos que acordaram cedo. E reclamou mais ainda quando teve que levantar-se e ir embora às oito horas.
           Muitos coreanos com nomes impronunciáveis. Todos simpáticos, eles não falam eles cochicham. Por que será? Ontem chegou um que se chamava Oh eu quase fiz um ponto de exclamação depois do seu nome! Hoje veio uma menina Oh.

          Depois de dois dias sem internet e de um dia com o IPad travado, eu recomeço a contar minhas descobertas.  A ultima postagem, foi pro espaço. Eu a perdi em alguma núvem.

           Muitos italianos. Falantes, espaçosos, engraçados, gosto deles. Bagunceiros, fazem palhaçadas o tempo todo. Eles gostam dos brasileiros também.
- Per que a fato questo?  -

Colocou a credencial no bolso de trás e ela estava toda amassada.
- Perque sono italiano! - Sorriso aberto! Gesticulando muito, encantador!
             Duas russas super simpáticas e sorridentes. Loiríssimas. Não falam inglês, nem espanhol... Nem nada! A comunicação foi feita através do Google tradutor falado! E elas estão viajando assim!
Rimos muito das dificuldades. Mímica realmente é a língua universal. Quando a mímica falha, só o Google na causa.
             Temos alemães, poloneses, croatas, ingleses, franceses, ucranianos... É bem legal observar

como se comportam, como se vestem, como andam, como c
onversam entre si. Adoro essa mistura de gente. Pena que ficam aqui só uma noite e vão embora no dia seguinte. Mas no dia seguinte sempre tem outra leva de gente.
             Temos macarrão e salada todos os dias. Juro que quando sair daqui vou ficar pelo menos quinze dias sem comer macarrão. Quando dividimos as tarefas, eu fiquei com a limpeza e a recepção e o italiano meu companheiro ficou com a cozinha. É bom porque eu não sei preparar comida pra tanta gente.
           
             Às sete e meia temos Missa todos os dias. E todos os dias antes da Missa vem uma carola recrutar peregrinos para fazer orações nas suas línguas de origem durante a Missa. Ela está agora no dormitório fazendo isso.
              O Ipad já está dando sinais de que não quer mais trabalhar.


               Você já pode dizer eu li na tela da
                                                                  Eulina





   

5 comentários:

  1. Isto deve estar uma delícia. A vida é a arte do encontro.

    ResponderExcluir
  2. Deve estar divertido.Pena que não esta dando para postar todos os dias. Anote tudo para não esquecer nenhum detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Eulina deve estar muito divertida está sua função.Conhecer vários tipos e línguas diferentes! Será que consegui comunicar com vc? Estou gostando muito dos seus comentários.

    ResponderExcluir