domingo, 1 de setembro de 2019



                                           LOGROÑO


           É uma linda cidade, bem parecida com Pamplona. Tem os mesmos horários malucos. Os cafés
funcionam das 7 às 9:30/10h, depois fecham e abrem somentedepois da 14h. Os restaurante abrem às 14h e não sei que horas fecham. Acho que ficam à noite toda abertos, pois todos se queixam do barulho que fazem os bêbados durante a noite. O comércio abre Às 10 e fecha às 20. Tudo isso que eu disse não é uma regra absoluta. Existem muitas exceções, de tal modo que toda vez que queremos alguma coisa, está "cerrado" e quando não precisamos de algo, está "abierto".
           As ruas estreitas são calçadas com paralelepípedos em forma de cubo. Predinhos de no máximo, sete andares, todos lindinhos. Grandes avenidas asfaltadas, com muito pouco trânsito. Tudo bem silencioso, arborizado, cheio de praças. Vou a muitas Igrejas, quase sempre vazias. Mesmo durante as missas, há bem pouca gente. Descubro onde veio parar o ouro dos incas, maias e astecas. Muito ouro, poucos fiéis. Os padres parecem tristes e as carolas também. Aliás, as carolas são todas muito velhinhas, acho que estão em extinção. Já entre os padres, existem alguns jovens.
            Eu gosto de ver como os espanhóis ocupam as ruas! Depois das seis horas, parece uma festa! As famílias saem para passear e para se encontrar. Pelo que observei, eles se encontram de manhã, nos cafés e de noite nas ruas e praças.  E durante a noite, pelas madrugadas, as ruas são ocupDas por grupos de jovens e pelos borrachos. Mas os moradores são os donos da cidade! Todos os dias todas as ruas são laçadas e o lixo é recolhido, dos containers. Não se vê lixo empilhado. Gostaria que os moradores das cidades brasileiras fossem os donos das ruas e praças também.
            Ontem foi sábado, teve um casamento na Igreja. Foi na hora em que havia muitos peregrinos chegando, então não pude assistir, mas a festa foi na rua e eu vi parte. Tinha um grupo de dança, todos fantasiados, que fizeram uma dança cheia de ritmo. Teve tiros de papel picado e nuvens de fumaça colorida. Os noivos, receberam os cumprimentos dos convidados, vestidos com roupas de festa, e depois chegou um fusca branco conversível, todo enfeitado. Os noivos posaram para várias fotos ao lado do fusca. Tive que entrar, nessa hora, mas estava adorando ver a festa. Acho que os noivos foram embora no fusca.
             Ontem, meu primeiro dia, com a chave da porta de entrada, recebi o primeiro casal do dia, vejam! Brasileiros de Campo Grande, terra da família de minha mãe, onde fui passar todas as minhas férias escolares. Foi ótimo explicar tudo em português e sentir que estava acolhendo alguém da minha terra!

               Você já pode dizer eu li na tela da
                                                                       Eulina

3 comentários:

  1. Ah que bom que está tudo indo bem por ai !!!!

    ResponderExcluir
  2. Começou o trabalho.Parece ser bem interessante.
    O povo espanhol é do contra mesmo no quesito horários.Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi estou tentando me comunicar com vc! Deu certo?

    ResponderExcluir