domingo, 8 de setembro de 2019

Tutti frutti






                                                                         ALBERGUE

          Este albergue fica na casa paroquial, que é um predinho de cinco andares anexo à igreja de Santiago. A igreja foi construída na idade média justamente para ser abrigo de peregrinos. Mas eu acho que a casa paroquial foi feita depois. São cinco andares com elevador só para quem mora ou trabalha aqui.
          No térreo temos a recepção, o dormitório com dezoito beliches, os banheiros e um grande pátio. Essa é a minha área de limpeza. No primeiro andar, ficam a cozinha, sala de refeições, sala comunitária , salão dormitório para  uns trinta colchonetes  e banheiros. Essa é a área do meu companheiro. No segundo andar, moram algumas carolas. Não há atividade do albergue nesse andar. No terceiro, ficam a casa do padre, e acomodações  para hóspedes seminaristas ou especiais. Tem também a lavanderia. E no quarto, há um casal de carolas, um pequeno almoxarifado onde fica o estoque de comidas  e, por último, um terraço bem ensolarado onde penduramos todas as roupas de cama para secar.
          O problema maior é que a cozinha fica no primeiro andar. Se estamos preparando a comida, temos que descer sempre que toca a campainha. É impossível ficar na cozinha e atender à porta. Então, dividimos assim. Meu companheiro fica com a cozinha e eu com a recepção.  Eu gosto. Cada vez que a campainha toca é uma nova cara, uma nova língua, um novo país, uma nova maneira de caminhar, um novo jeito de perguntar as coisas... Muito legal! É incrível como nesse primeiro momento temos tantas informações! Adoro isso.
             Este albergue tem uma programação: às 19:30 missa e benção dos peregrinos, depois da missa, temos a janta comunitária, com direito  (ou a obrigação) de cantar uma musiquinha chata. O padre serve pessoalmente os peregrinos e dá meio copo de vinho para cada um.  Depois, vamos todos à igreja para uma oração em comum. É reza demais para o meu gosto. Só aí, é que carimbamos a credencial. Eu
          Tenho que assistir tudo isso todos os dias, um saco! Mas para os peregrinos, é uma vez só. E é legal de participar. O cardápio é: macarrão, salada e melancia. No dia seguinte é salada, macarrão e yugurte. No próximo, macarrão, salada e melancia. No seguinte, macarrão, salada e yugurte... e assim se passou uma semana e vai se passar a próxima. Ai... eu quero bife!

           Você já pode dizer eu li na tela da
                                                            Eulina




4 comentários: