terça-feira, 6 de dezembro de 2022

 

                                                                


                                                                    ÚLTIMO DIA


Vou embora hoje. São seis horas da manhã. Escrevo sentada na escadinha da varanda da minha cabana,  onde fiquei  várias noites observando a lua e as estrelas. Espero a hora do "breakfast" e depois virá o carro que vai me levar a Hoedspruit. 

Gostei daqui? Sim. Gostei do projeto, da maneira como tratam os animais. Já a parte da inclusão social... Pelo que vi, acho que eles (europeus, brancos) querem formar mão de obra para servi-los. As meninas Lilly e Lou fazem tudo direitinho e o Freddie também, mas acredito que nem percebem os olhares desconfiados das crianças.

As meninas que passaram esta semana aqui, são ótimas. Todas querem estudar na universidade. Prestaram atenção às aulas, fizeram os exercícios, foram à piscina diariamente, por vinte minutos, alimentaram os bichos... Quando perguntaram a elas o que elas mais gostavam de fazer, uma delas respondeu: comer. Será que ela come o suficiente em casa?  E a mesa de refeições delas era separada. Elas recebiam o prato feito. Não se serviam no bufê, como o pessoal da administração e os voluntários.

Agora, vou para Hoedspruit. Fico lá dois dias e depois, Capetown, por mais três dias. Finalmente, livre, leve e solta! Depois volto para o Brasil.

                                                                   ***

Esta noite, ventou muito. Os leões não zurraram esta noite. Me disseram que eles não zurram quando venta. Agora está tudo em silêncio.  Nenhum pássaro cantando, nem as galinhas d'angola, nem  cachorros latindo, nem insetos zunindo. Esquisito. Parece que os animais se calam para ouvir o vento. O que será que o vento diz pra eles? Estou curtindo o silêncio da savana, me lembrando das férias de minha infância passadas na fazenda... Quanta paz, quanta beleza, segurança, crença no futuro... saudade!

Pronto. As galinhas d'angola acordaram. Ouço os "tofracos". 

                                                                     ***

Agora, já tomei o café da manhã. Estou aqui sentada no varandão, esperando a Van que vai me levar. Já deram comida para os bichos e eu aqui, sem fazer nada. Tentei fotografar os esquilos, mas não consegui. Eles correm muito.

                                                                     ***

Aqui, neste sofá é o fumódromo. Sim, a diretora, a chefa e alguns voluntários fumam. Eu acho ótimo, porque assim ninguém reclama. A chefa até me fornece um cigarro todas as noites, após a janta.

                                                                    ***

Recomeça a ventania! Leões quietos. Acho que eles estão achando bom que eu vou embora... Pra falar a verdade, eu também estou achando bom. É ótimo ver os bichos, alimentá-los, "take care"... mas eu gosto mesmo é de gente. Pensando bem, eu preferiria ter ficado mais uma semana em Moçambique... Agora está quase na hora da Van. Adeus Daktari.

                                                                        ***









Nenhum comentário:

Postar um comentário