terça-feira, 25 de outubro de 2022

 

                                                                

                                                                CONCLUSÕES


O povo de |Moçambique é mais pobre, mais negro mais colorido e mais sorridente. Suponho que seja mais feliz. Ainda conservam vários vestígios da cultura original. 

O povo da África do Sul é mais rico e dividido. Metade são negros e pobres e a outra metade são brancos e ricos. São todos sérios. Raramente sorriem. Parecem mais tristes. Aparentemente, foram completamente ocidentalizados.

Essa opinião se refere apenas às cidades que vi: Maputo e Ponta D'Ouro em Moçambique e Hoedspruit e CapeTown na África do Sul.

Não consegui saber o quê os africanos do sul acham dos colonizadores.

Fui feliz em Moçambique e me senti desconfortável na África do Sul.

Mandela conseguiu acabar com o apartheid oficial, mas ele ainda persiste na vida real. Em Hoedspruit, no sábado pela manhã, com as lojas e restaurantes abertos, a maioria de pessoas no centro turístico era branca, mas à tarde, quando tudo fechou e só alguns restaurantes abriram, cidade estava cheia de negros. Apartheid com horário determinado. E em CapeTown, vários negros me alertaram para não atravessar uma avenida. Por quê?

Tanto em Maputo, como em Hoedspruit e em CapeTown, existem favelas cercadas por muros lindamente grafitados.

Não havia quase igrejas. Em Ponta D'Ouro, vi apenas uma igreja católica. Consegui assistir o fim de uma Missa. A única vez que vi os negros  cantarem, sem rebolar! Em Hoedspruit, vi apenas uma igreja, creio que luterana. Fui ver um culto. Só havia brancos. Em CapeTown, vi um templo, imagino que muçulmano, pelas letras escritas na porta. Não vi nenhum vestígio de locais dedicados ao culto de religiões dos povos originários. 

Em ambos os países, recebi lindos sorrisos cada vez que dizia que sou brasileira.

Finalmente, posso dizer que quanto mais viajo, mais acho que o Brasil é o melhor país. Mais gosto de ser brasileira!

Você já pode dizer eu li na tela da Eulina.

                                                                           ***






Nenhum comentário:

Postar um comentário