sábado, 28 de novembro de 2015






                                                             DEU MERDA!



                   Isto é uma prisão. Uma bela prisão, cercada de paisagens magníficas,  belos ideais de democracia, igualdade, equilíbrio ecológico e social, tudo enfeitado com muitas, muitas palavras bonitas, belos discursos "profundos, nascidos do fundo coração, carregados de emoção, de paixão", cheios de vontade de mudar o mundo!
                   Mas... na prática a teoria é outra!
                   Na realidade, temos que estar à disposição deles, durante vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana! É o que consta do livro onde estão nossas obrigações e que eles dizem que aceitamos, quando nos matriculamos.
                   Temos que trabalhar muito, de graça, economizar água, luz, sabão, papel higiênico, suportar ratos, sapos e baratas em todos os lugares, inclusive na cozinha, assistir documentários chatíssimos sobre a fome na África, a superpopulação no mundo, a matança de animais, o aquecimento global, enquanto a população daqui carece de informação sobre  como combater mosquitos, ou manter as ruas e as praias mínimamente limpas... temos de fazer tarefas intermináveis pelo método "pedagógico" deles, o DMM... e muitas outras coisas absurdas que eu ainda vou contar.
                    Mas o pior é o racionamento de comida! Pouca carne, muito ruim, cheia de pimenta, muito grão, batata, pão, macarrão, tudo com pimenta e pouca verdura, pouca fruta, ou melhor, só tem as frutas e verduras daqui, isso significa que comemos goiaba, geléia de goiaba, suco de goiaba... antes foi carambola, na salada, na geleia, no suco... durante semanas. E verdura, só espinafre!  No começo todo mundo come, depois, só o pig e se alguem reclama, dizem: temos frutas e verduras, voces é que não comem!   Afe! Eles dão nó em pingo d'água.
                    E o mais perigoso, são as "schedules". A semana dividida em quadradinhos, com horários pra tudo. Todos os minutos ocupados. Se alguem tem alguma idéia nova, tem que compartilhar, porque vivemos numa comunidade, somos um time e temos que compartilhar tudo! Aí, quando alguem compartilha, a idéia é picada em pedacinhos e cada pedacinho fica colocado num quadradinho da "schedule".
                   Esse processo mata qualquer tesão por idéias novas. Uma vez, o professor da horta pediu voluntários que eventualmente acordem antes das sete, para trabalhar na horta até as sete horas. Eu me apresentei. Acordo sempre antes das sete. Não me custa ir para a horta nesse horário. Então, no dia seguinte choveu e eu não fui. Aí, me perguntaram por que não fui, já com um ar de cobrança, e eu tive de responder que, como voluntária, eu iria quando  quisesse, não tinha obrigação... No dia seguinte, havia um um novo quadradinho na "schedule", para esse horário e todos os "voluntários" que se apresentassem iriam adquirir uma nova obrigação. Esse sistema acaba com qualquer tesão por novas idéias.  Eu desisti. E o quadradinho ficou em branco até o mês passado, quando foi preenchido por alunos novos.

                                                                          ***

                   Tudo isso pra contar porque deu merda.
                   As colombianas, ontem, depois de terem trabalhado e cumprido todas as obrigações da "schedule", foram a uma festa na cidade e voltaram de madrugada. Acho que não avisaram ninguem. Da última vez, a Nadhia avisou onde ia e não deixaram. A Nadhia foi assim mesmo e no dia seguinte resolveu ir embora por conta própria. Então, as colombianas sabiam que não teriam autorização pra sair. Sairam escondido. Pois alguem denunciou e hoje antes do café da manhã, elas foram comunicadas de que teriam dois dias para terminar o projeto delas e ir embora.
                    Que merda! Estamos mesmo numa prisão!
       
                                                                         ***
                    O que será que eles querem de nós?
                    Por que manter todos os alunos aqui, sob controle?
                    Por que considerar todos os vincentianos maconheiros, traficantes e perigosos?
                    Afinal é isso que eles alegam quando dificultam nossas saídas. É lógico que não é com essas palavras. É com palavras politicamente corretas sobre a necessidade de evitar o envolvimento com certas pessoas e situações... sobre como proceder em caso de perigo... sobre a responsabilidade que a escola tem em relação aos estudantes... e coisas assim.
                   Mas essas palavras significam: não queremos que voces saiam daqui. Vamos tornar essas saídas muito difíceis.  E se voces saírem,  sem a nossa autorização, serão advertidos e se repetirem, serão punidos.
                    Estamos numa prisão. Por que?

                                                                       ***

                   Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                           Eulina                                                                  

                                                                 










                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário