domingo, 20 de dezembro de 2015






                                                                       MOMENTOS



                     Aniversário. A festa foi linda! Fomos às quatro e meia da tarde, carregando a tralha toda. Eu imaginava que a festa seria na praia de Richmond, mas não foi. Foi em outra praia. Fomos de barco, apreciando a paisagem e sentindo aquela sensação de liberdade, quando o vento bate na cara e o horizonte parece acessível. Dá vontade de sair voando do barco!
                     Praia linda, areia preta, rodeada de montanhas cobertas pela floresta. Coqueiros, rochas nos cantos. O mar bate nas rochas e forma cavernas. tudo perfeito. Os rapazes fazem fogo, colocam o peixe pra assar, enquanto nós, as mocinhas vamos pra água. Depois nos sentamos pra ver o por do sol. Tudo lindo, maravilhoso. A meia lua começou a brilhar e as estrelas apareceram.
                      Os vincentianos trouxeram o som. Soca music. Enquanto o peixe assa, nós rebolamos na areia.
                      Em matéria de velhota assanhada, eu ganho qualquer parada! Rebolei muito!
                      Depois, o peixe com banana assada. Delícia! Ainda dançamos mais um pouco, desta vez com música latina, salsa, cumbia, lambada... danço até minha perna pedir pra parar. Fico deitada na areia, feliz... Como seria bom se a vida fosse sempre assim!  Tudo lindo, tudo em paz... Mando essa energia boa para minhas filhas... pra toda a familia... pra todos os amigos... pra todo o Brasil... pra todo o mundo!
                       Voltamos cerca de meia noite. Lua alta, estrelas, pusemos tudo no barco e viemos. Por alguns momentos choveu, uma garoa fina, que se misturou aos pingos de água do mar. A cada marola, a proa do barco levantava e caía dando um tapa na água e um tranco na bunda. Todo mundo ria feliz. Fomos todos dormir em estado de graça!

                                                                            ***
                       Festa de despedida. Um dia antes, o "common meeting". Muitas atividades, Programação intensa, tarefas pra todo mundo," skedule" lotada, todos os quadradinhos preenchidos, e eu injuriada! Como vou embora na semana que vem, eu não consto mais da programação... E agora? Passei a semana toda desenhado lembrancinhas pra todos... e não vou ter a chance de entregar? Todo mundo teve festa de despedida, menos eu?  A Maria Eulina de cinco aninhos, que mora dentro de mim, se manifestou:
                       - May I say something?
                       - Yes!
                       - As everybody knows, I'll go away next week. I see this skedule completely full and I want to know when will I have an opportunity of saying goodbye to all my friends?
                       Eles riram, como sempre riem das asneiras que eu falo:
                       - Here Lina! - e apontou um quadradinho vazio - Suturday by night! But it is a surprise! Pretend you don't know!
                       - OK, OK, OK, I don't know!

                       E a festa foi a melhor de todas as festas da RVA! Primeiro os filmes, com os melhores momentos, depois discurso emocionante do meu professor e da diretora.. Que coisa, nós brigamos tanto, e ela vem fazer discurso em minha homenagem! Mas, como sempre, eu entendi só pela metade. Depois recebi presentes. Flores, um desenho feito pela mexicana, um CD dos tocadores de tambores.                        Então, foi a minha vez! Eu disse que tinha preparado um discurso, mas esqueci todas as palavras... Agradeci a todos e distribuí os  marcadores de livros com desenhos personalizados. Abracei e fui abraçada, um por um, e adorei ver os sorrisos e comentários, quando viam os desenhos!
                       Depois, teve bolo biscoitinhos e o show de tambores! Tocaram algumas músicas de Natal primeiro e depois o ritmo alucinante da música daqui. Todos dançaram,  inclusive eu, que pulei e rebolei tudo o que consegui! Quando minha perna doeu demais, puseram uma cadeira no meio da roda e eu continuei dançando com uma perna no chão e outra em cima da cadeira. Foi hilário, porque vários vieram colocar uma perna na cadeira também... parecia um novo passo de música. "A soca da perneta". E depois de tudo, o casal "quase brasileiro" trouxe o violão e o pandeiro e ouvimos samba.
                        A noite só acabou, depois de um passeio noturno para apreciar a  meia lua e as estrelas da noite caribenha...
                        Mais uma vez, eu mandei toda essa energia pro mundo!

                                                                      ***

                        Agora, acabaram-se de vez as minhas tarefas. Posso ir a praia na hora que quiser, posso passar a tarde toda na rede, posso arranjar carona e ir pra Chateaubelair ou pra Kingstown... até o dia vinte e seis, estou de férias.
                       
                        Fico pensando em tudo o que passei aqui.
                        Vim com a expectativa de trabalhar para o povo. Trabalhei para um hotel fazenda que pretende ser orgânico e sustentável.
                        Vim achando que ia aprender inglês, aprendi a usar o google tradutor.
                        Vim esperando um grande contato com a população local. Fiquei aqui, confinada nesta bolha.
                        Vim acreditando que faria um curso e dormi em quase todas as aulas.
                        Vim para exercer a minha curiosidade e exerci a minha paciência.
                        Vim "gordinha", vou embora "magrela".

                         Em compensação...
                         Fui à praia quase todos os dias!
                         Saltei do penhasco de sete metros!
                         Conheci quase todas as escolas deste país!
                         Nadei nas mais belas praias!
                         Fogueira na praia e banho de mar nua, nas noites de lua cheia!
                         Noite estrelada na ilha de Bequia!
                         Muitas risadas!
                         Muitos amigos, de muitos países, muitas línguas, muitas culturas!
                         Comidas secretas, fofocas no quarto!
                         E o melhor de tudo, consegui me adaptar a todas essas situações!
                       

                         Enfim, apesar de todos os problemas, apesar da  pimenta, da falta que faz um bife, da sensação de estar presa, da leptospirose, dos mosquitos, do excesso de reuniões, das brigas por liberdade, da minha perna estropiada, eu posso dizer:  I had a great time!

                         Voce já pode dizer eu li na tela da

                                                                                      Eulina









                   











2 comentários:

  1. Sua festa só não foi melhor porque na verdade era um mix de sensações... Afinal estamos comemorando sua partida... To feliz por sua volta, claro! Mas estou j com tanta saudade só de pensar que você não estará mais aí quando eu voltar... :(

    ResponderExcluir
  2. E Eu sou grata a vida por ter me dado a oportunidade de viver parte de tudo isso com você! De ter conhecido a velinha mais assanhada que vi na vida... Mas também a mais doce, a mais inteligente e a mais divertida! Obrigada por ser você e por me permitir fazer parte dessa linda e inesquecível história que é a vida de Lina!!!

    ResponderExcluir