sábado, 26 de dezembro de 2015







                                                                    "PIPLO"


                    Não sei como se escreve, mas é como eles pronunciam"people". Vou tentar contar alguma coisa sobre cada um dos diretores e funcionários administrativos. E sobre os atuais estudantes.

                                           Diretores, Professores e Funcionários

                    Stina e Jesper. Noruega e Dinamarca. São os diretores São marido e mulher. Controlam tudo. Dirigem a escola, o hotel, a fazenda, a fábrica de suco, as plantações e os animais, tudo  com mão de ferro. Trabalham muito, exigem muito de todos os trabalhadores voluntários ou não, e dos estudantes. Conseguem manter tudo funcionando. Às vezes funcionando mal, mas sempre funcionando. Eu desenhei uma "schedule" para Stina e o sino que chama os alunos para as atividades, para Jesper.
                     Else Marie. Encarregada da promoção. Dinamarquesa.  Sua função é conseguir novos alunos e novos trabalhadores voluntários. Fica todos os dias num escritório, em frente ao computador. Adora brasileiros, sempre tem um ajudante voluntário brasileiro(a). Ela gosta de fazer caminhadas. desenhei um coqueiro, que está em todas as trilhas.
                     David. Professor. Polônia. Dá aulas chatas, sobre o fim do mundo, aulas cheias de estatísticas. Está sempre lendo, pesquisando. Engole as palavras quando fala. Eu dormia em quase todas as aulas dele. Está sempre com uma caneca de café nas mãos. Desenhei a caneca.
                     David inglês. Responsável pelo hotel e pelos hóspedes. Trabalha muito. Mas vai nadar quase todos os dias depois das quatro horas. Pra ele fiz um par de pés de pato e um óculos de mergulho.
                     Mahsa, iraniana. Gerente geral. Atualmente é lider do grupo de luta contra a pobreza. É muito simpática, mas muito exigente com o trabalho, com os horários, com a limpeza, etc. Eu fiz uma mandala colorida
                     Keke, americana,  Lider do grupo contra o aquecimento global. Candidata a professora. Super alegre, simpática comunicativa. Se atrapalha com o excesso de regras.  Namora a Mahsa. Desenhei o seu grande sorriso com um aparelho azul nos dentes.
                     Miguel. Colômbia. Vegano. Seguidor de todas as regras. Brigou muito comigo. E eu com ele. Mas era bom professor, deu aulas interessantes. Há um mês atrás, adoeceu, emagreceu e foi embora sem se despedir de ninguém. Acho que era um pouco louco. Compulsivo.
                     Francisco, venezuelano. O líder do meu grupo. Cheio de energia, e bom humor. Canta, dança, toca violão, cozinha, dirige a pick up, faz yoga, capoeira, trabalha na horta, cuidou da colombiana doente, me levou ao médico pra ver o que tinha acontecido com minha perna.  Super paciência. Um grande ser humano. Mas, um pouco confuso nos planejamentos. Juntava com a minha dificuldade de entender, e ficava tudo muito confuso. Desenhei o céu estrelado de Bequia.
                     Jona, sueca. Cuidava dos cavalos. Voluntária.Toda lindinha! Enfeitava a mesa com flores. Namorava o Francisco. Desenhei um carrinho de mão, cheio de esterco, que ela vivia transportando para fazer o composto.
                     Selly. Vincentiano. Também pau pra toda obra. Canta, dança, toca tambor, trabalha nas plantações, dirige pick-up, dá aula de história de St. Vincent, E o mais importante: conhece toda a população do país. Ele é a ponte entre a RVA e o povo de St. Vincent. Sem ele, a RVA não funcionaria. E o único que não mora aqui. Mora com a mulher e os filhos em Rose Hall.   Fiz um tamborzinho pra ele.
                     Monique.Vincentiana. Funcionária. Cuida da cozinha. Faz comida com pimenta demais! No começo só rosnava pra mim. Depois ficou minha amiga, diminuiu a dose de pimenta. Eu acho que nem ela gosta da comida que faz, porque traz marmita de casa. Fiz um caldeirão.
                      Fire. Vincentiano. Funcionário.  Rastafari e vegano.  Cuida da horta, do pomar, do jardim e dos pastos. Era muito mal humorado. Depois, começou a paquerar a Ana, ficou todo sorridente. Desenhei uma  touca de crochê, bem colorida, que os rastas usam pra cobrir o cabelo.
                     Susy. Assessora da Else Marie. Voluntária. Lindona. Parece pintura de  Di Cavalcanti. Mulherão! Coração enorme também. Ela é de Salvador e mora em Brasília. Espero encontrá-la muitas vezes ainda. Ganhou um berimbau.
                    Fabiana e Rosi. Também assessoras de Else Marie. Amba voluntárias, de Belo Horizonte. Super simpáticas. Com Fabiana, eu inaugurei "a hora da fofoca". Continuei com Rosi e por último com Susy. Espero reencontrar todas no Brasil. Elas não estão mais aqui, não ganharam desenhos.
                    Tyson. Vincentiano. Funcionário. Um Apolo negro. Beleza pura! Trabalha nas construções, com tratores, e ajuda nas aulas de mergulho. Sabe pescar com as mãos e consegue resgatar sozinho, um bote naufragado. Diz que está apaixonado pela Susy. Deixei com Francisco o desenho de um barquinho, pra ele.

                                                                  Alunos

                      Climate Complience Conference. Foi o curso que fiz. De julho a dezembro. Nunca entendi o que significa esse nome, apesar de todas as explicações. O curso começou em julho e acabou em dezembro.
                      Kelly, Maira e Laura. Colombianas. Jovens, alegres festeiras, trabalharam muito no sistema de filtragem de águas servidas, foram a muitas festas, quebraram as regras. Tiveram que ir embora. Laura ganhou uma carinha sorridente, Kelly uma mandala e Maira um jeans todo rasgado.
                      Nadhia. Companheira e amiga. Inventamos o sabão. Partilhamos muitas coisas, até que se apaixonou. ficou de cabeça virada e foi embora. espero encontrá-la no Brasil.
                      Fernanda, colombiana, Max, alemão, Raquel, vincentiana e Tosh indiano. Ficaram durante pouco tempo. Fernanda descobriu que estava grávida. Raquel e Max, fizeram o compacto de um mês. E Tosh não aguentou as regras.
                       Sixia, chinesa. Pessoinha adorável. Todos gostavam dela. Ela começou em março, junto comigo. Logo nos tornamos "avó e neta". Eu voltei para o Brasil e ela fez o curso praticamente sozinha e  terminou em agosto. Ainda convivemos mais dois meses. Dei pra ela um coqueiral.

                                                                       ***

                       Fight With the Poors. Outro nome esquisito. Começou em setembro, vai até fevereiro, depois todos passam  seis meses no Ecuador ou Belize, trabalhando com comunidades locais, voltam e passam  mais seis meses na RVA.
                       Walid, Baha e Manal. Vieram da Jordânia. Ficamos amigos instantaneamente, no momento em que contei que tinha ido para a Palestina. Walid é um crianção, ganhou uma pipa, ou papagaio. Baha tem o cabelo engraçado. Desenhei uma cara em branco, com o cabelo em volta. Manal é toda doce, desenhei florzinhas. Baha e Manal são um casal.
                        Mariana, do Mexico. É artista. Desenha e pinta muito melhor do que eu, gosta de música clássica, teatro, dança... desenhei uma palheta cheia de tintas e uma clave de sol. Está namorando o Walid.
                        Lilly, norueguesa. Bem bonita e super esportiva. Me dava um abraço todas as vezes que me via. Toma conta da lojinha. Ganhou o desenho da campainha da lojinha.
                        Nelson, americano de Los Angeles. Gosta de trabalhos manuais e faz o melhor pão da RVA. Fica na rede todo o tempo livre. Fiz uma rede pra ele.
                        Estes, ainda não foram pro Ecuador e Belize. Vão daqui tres meses, ficam seis, trabalhando com o povo de lá, e depois voltam para mais seis meses aqui.

                                                                      ***

                        A seguir, vou falar dos que já voltaram de Belize:
                        Alessia, italiana, bonita e exuberante. Arranjou um namorado vincentiano e teve que brigar muito. Pra ela não dei um desenho. Dei uma pulseirinha artesanal, que ela me ensinou a fazer.
                        Anna. Húngara. Loirinha, quietinha, namorava o David.  Escreveu um conto me deu pra ler. Eu desenhei a heroína do seu conto.
                        Keith, da Colombia. Sério e eficiente, cabelo moicano.  Usa um mini poncho. Desenhei o mini poncho
                        Thomas, dinamarquês. Esteve com Keith em Belize. Gosta de fazer fogueira na praia nas noites de lua cheia.Desenhei uma fogueira.
                         Finalmente,
                       Jocelyn, chilena e Zdenka, eslovaca. Veganas. Jocelyn era festeira e Zdenka namorava o Fire.  Estão atualmente no Ecuador.  

                                                                              ***

                         Climate Compliance Conference, de novembro. Vai até março.
                         Lukas e Melissa. Ele alemão e ela colombiana que mora na Espanha.  Eles se conheceram e começaram a namorar no Brasil e em português. Ambos alegres, muito inteligentes, dedicados, cheios de propostas.  Ele toca violão e ela pandeiro. Fiz,  um violão e um pandeiro.
                         Dominik , alemão. O caçula. Só dezoito anos. Super sorridente, super companheiro. Nunca penteia os cabelos. Desenhei a cara em branco, com os cabelos lourissimos e desgrenhados.
                         Markus Todo longilíneo, parece uma quadro de Modigliani. Tem um vozeirão e canta durante o banho. Desenhei o seu chapéu de palha, que era durinho e está todo amarfanhado.
                         Ana, do Ecuador. Personalidade forte. Bonita e séria. Mas sabe muito bem rir e participar de uma brincadeira. Desenhei seus olhos. Ela e Fire estão se paquerando.
                          Hafiz do Sudão, Gaylene, vincentiana que mora no Canadá, e Justin americano de Minesotta. ficaram durante um mês e partiram por motivos diversos. Foram presenças marcantes enquanto estiveram aqui.

                                                                          ***

                            Ficamos todos amigos. É extraordinário pensar que todo esse povo, de tão diferentes lugares,  línguas, costumes, tradições e idades possa conviver tão respeitosa e pacificamente, fazendo  todas as coisas junto, comendo pouco e trabalhando muito!
                           É inacreditável! E eu, que tenho fama de ser tão encrenqueira, fiquei amiga de todos!
                           E do meu grupo, fui a única a ter o Certificado.
                           Maravilha!

                          Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                                 Eulina
                         
                       


.



















Um comentário:

  1. E eu me sinto orgulhosa e feliz de fazer parte dessa história é mais ainda de poder te chamar de amiga!!! Abraços cheios de carinho e saudade!

    ResponderExcluir