sexta-feira, 6 de março de 2015

ENFIM, AS AULAS!


                                                                                                                                           06/03/15

               Nas terças e quintas, temos aula na horta.  Adorei plantar feijões no berçário. São grandes bandejas, com depressões em forma de copinho, parecidas com as bandejas de carregar ovos, que enchemos de terra preparada e depois colocamos um grão de  feijão em cima de cada copinho e cobrimos com outra camada bem fininha de terra. Depois regamos. Pronto estão plantados. Minhas duas jovens colegas de classe e eu platamos 16 bandejas. Feijão, abóbora, pimentão, e várias outras coisas que eu não sei o que são. Ás vezes a semente é grande feito a do feijão, às vezes, micro, como a do pimentão.  Havia ainda umas sementes pretinhas, bem pequenininhas, difíceis de isolar só uma e tem de ser uma sementinha em cada copinho.

                Na outra aula, pegamos várias mudinhas já crescidinhas do berçário e transplantamos para os canteiros, ou camas, como eles chamam. Essas camas foram cuidadosamente preparadas, com terra, esterco de cavalos, folhas secas e jornais velhos. Com uma faca velha, fazemos um buraquinho, tiramos a muda do copinho, com cuidado para não machucar a raiz e colocamos no buraquinho. Depois ajeitamos a terra com carinho, pra mudinha ficar bem em pé.

               Acabamos as aulas sempre sujas, suadas, com as unhas pretas, cheia de picadas de formigas, com coceiras por conta de mato picante, mas muito felizes. Depois do banho, estamos ótimas. Vimos um ninho de formigas, vários tipos de bichos com perninhas, lagartixas e uma minhoca bem gorda com língua!  Que coisa! Um minhocão rebolando e numa das pontas, uma linguinha! Acho que poderia ser um rabinho também. Tudo depende do ponto de vista.

               As aulas teóricas foram, até agora, na maioria chatas. A de informática foi do jeito que eu imaginava: horrivel.  Eu  não entendo nem o meu computador, nem as explicações em inglês.  Estavam explicando como funciona esta escola e como funciona o sistema de avaliações on line. Ah meu Deus! Será que algum dia vou aprender isso? Ainda bem que a chinezinha me adotou como vó e teve toda a paciência de me explicar com seu sotaque, dando muitas risadas das caras que eu fazia, quando não entendia. Enfim, consegui completar o homework.

             Hoje eu tive a primeira aula sobre ecologia. Foi ótima! tomara que daqui pra frente seja assim.

             É tudo muito burocrático. Existem grupos pra tudo. Eu faço parte do grupo "Food & Kitchen" e imaginem que recebi um manual com quatro páginas tamanho A4, sobre como administrar uma cozinha. Terei reuniões sobre a cozinha todas as sextas feiras! Hoje, na reunião, ficaram discutindo a necessidade de comprar toalhas e onde dependurá-las depois. Eu quase dormi.  E ainda vou ter que ler e entender o manual, em inglês.
            A lâmpada do meu quarto queimou, eu tive de falar com alguem do grupo da manutenção, que disse que teria de pedir uma nova lampada pro líder do grupo, que não estava disponível no momento. Procurei o Rafael e ele sabia onde fica o estoque de lâmpadas, pegou uma nova e trocou pra mim, no ato. Ah! o jeitinho brasileiro, nessas horas é ótimo.

                                                              Gringos

              Na hora do almoço, todos conversam sobre o Stephen Hawking, e sua insistência em saber como foi o início do universo.  Muito chato. Eu comia quieta. Até que perguntaram pra mim:

              - Lina, what do you think?
              - What is there before the start? And after the end? - pergunto.
              - Oh! Certainly there is something!
              - Of course there will always be something before each start and after each end! - retruco.
              - Yes, but this is an interesting discussion, don't you think?
              - Interesting and useless. Because this is eternity and we will never understand eternity!

              Eles riram muito, mas eu estava fando sério.

              Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                      Eulina      











3 comentários:

  1. Maria Eulina,

    Estou contigo e não abro............ Deve ser muito chato ter que aguentar esta lenga-lenga, eu não tenho mais paciência para isto, aquela discussão sobre a origem do universo foi GENIAL!!!!! Adorei. Na nossa idade não dá para suportar certos papos. De qualquer maneira estou adorando ler suas aventuras.

    ResponderExcluir
  2. Sobre sujar as mãos quando está plantando, porque não usa luvas? Ganhei da minha filha luvas de jardinagem da Laura Ashley, são muito bonitas, até agora não tive coragem de usar, uso uma velhas e está para lá de bom!!!!!

    ResponderExcluir