terça-feira, 4 de agosto de 2015






                                                         COLÉGIO INTERNO



                  Estou matando aula.  Agora, estou tendo aula de horta "garden" como eles chamam. A aula começa às 8:30 e vai até 10:30. São 10 horas e eu já fiz a minha parte. Tirei matinhos do canteiro maior da "nursery". Voltei para o meu quarto. Espero que não tenha amolação por causa disso.

                                                                     ***
                    Todos tem "cleaning area".  A minha área de limpeza é um dos banheiros. Eu que escolhi, porque ninguém gosta de limpar banheiro, mas quando a gente limpa diariamente, fica fácil e é rapidinho.  Em março, eu varria o corredor, a lavanderia e o terraço. Demorava muito mais. Desta vez, fiquei com um dos banheiros e recebi elogios, porque o meu banheiro está sempre limpinho!
                     Pois bem. Uma das diretoras, a mais chata, ficou a manhã toda passando aspirador nas salas e na cozinha dos professores. Nesse mesmo dia faltou água no meu banheiro, e eu não precisei fazer a limpeza;  tive um tempo livre.  Achei ótimo. Fui beber água na cozinha dos professores e vi o teto cheio de teias de aranha, apesar da "limpeza" feita pela diretora.
                      Na hora do almoço, eu comentei que achei ótimo ter um tempo livre e a diretora disse:                       - Então voce deveria ter limpado outro lugar, afinal há tanto o que limpar! Essa não foi uma boa atitude!
                     Ai, já estou muito velha pra ouvir isso! Pensei um pouco e respondi:
                   - Da próxima vez, voce me empresta o aspirador, que eu limpo todas as teias de aranha da cozinha.
                   O sorriso dela petrificou.

                                                               ***
                    Sábado passado, houve uma festa em Chateaubelair (a cidade mais perto), Comemoração da independência e festa da fruta pão. Existem inúmeras árvores de fruta pão e estão todas carregadas! Fomos lá à tarde e não havia nem gente nem animação. Um sol de rachar os miolos. Eu voltei. Vários voltaram. O engenheiro, as colombianas e a Nadhia (a outra brasileira), resolveram ir à festa à noite. Mas isto é um colégio interno! 
                  Então, as meninas tiveram que sair escondido, e para ir até o ponto em que encontrariam o engenheiro, tiveram que cruzar o pasto, passar pelo pomar, pelos galinheiros, pelos chiqueiro, atravessar uma cerca de arame farpado,  tudo no escuro, sem ligar as lanternas, para que ninguém visse... e desviando dos sapos e das baratas, no caminho! Que aventura! Quase morri de rir, quando me contaram os detalhes!
            E à noite, a festa foi animadíssima! Elas jantaram uma boa comida, tomaram cerveja,  dançaram e rebolaram com o povo daqui... se esbaldaram. Chegaram exaustas e felizes, às duas horas da manhã.
                   No dia seguinte, muitas fofocas, muitos olhares enviezados e a recomendação de um dos professores:
                - Tomem cuidado com o que vocês fazem, porque tem gente observando tudo! 
                 Que coisa!

                                                              ***

              A janta é às seis horas. Quando acabamos de jantar, ainda está claro. Depois da janta, sempre há alguma atividade em conjunto, que vai mais ou menos até às oito horas. Só então estamos livres. 
               Mas... não há TV, nem radio, nem telefone, o sinal da internet é muito ruim.  Algumas vezes ficamos em um dos terraços conversando.  Mas acho que as pessoas tem vontade de falar a própria língua.
         Nadhia e eu fazemos a hora da fofoca, no meu quarto, enquanto comemos alguma comida secreta. Às vezes vem alguém participar da nossa fofoca. É um barato. Comentamos quem está com quem, quem come de boca aberta, quem não usa desodorante, qual a última da bruxa loira (a diretora chata), qual a aula mais chata... tudo igualzinho o que acontece nos colégios internos (pelo menos em filmes). Eu me sinto adolescente de novo!

                                                                ***

                     Voce já pode dizer eu li na tela da 
                                                                             Eulina

                     
                    

2 comentários:

  1. Eulina,
    Volte logo amiga.
    Acho que em Sampa voce esta mais segura.
    Ou, pelo menos, livre.
    Bjs
    Gonzaga

    ResponderExcluir
  2. Eulina,
    Volte logo amiga.
    Acho que em Sampa voce esta mais segura.
    Ou, pelo menos, livre.
    Bjs
    Gonzaga

    ResponderExcluir