domingo, 16 de agosto de 2015



                                                               

                                                                 COMIDA



                    Na hora da sobremesa, um professor boliviano e vegano começa a roer o avesso da casca da banana. Olhares. Ele começa a explicar:
                    - This is very good to...
                    - This banana is not organic! - alguém avisou.
                    Ele parou  imediatamente.  Levantou-se foi até a cozinha e voltou decepcionado. Não havia mais banana orgânica. O assunto já tinha mudado e a explicação ficou esquecida. Talvez quando houver uma casca de banana orgânica...

                    Eu amasso abacate e procuro açúcar. Acabou. Vou até o meu quarto e pego o Zero Cal, já me preparando para ouvir o sermão.
                   - What is this? - pergunta uma vegana.
                   - I will not say what I think about vegan food, and you won't say what you think about my food, right?
                   Foi bom. Pudemos falar de outros assuntos.

                   As "galinhas orgânicas" estão doentes. Morreram duas. A colombiana que toma conta delas estva chorando. Aquele professore disse:
                    - That's why I am vegan! If everybody was vegan, we don't have to create chickens.
                    Meu Deus, espero que esse dia não chegue nunca!

                                                           Cardápios

                    Macarrão sem molho nenhum. Acompanha banana frita. Eles chamam de plátano, acho que no Brasil é banana de São Tomé.
                    Grão de bico cosido. Acompanha batata doce.
                    Cebola frita no café da manhã. Gostoso.
                    Salada de pepino com pimentão verde e vermelho no café da manhã. Arg!
                    Abobora fatiada assada, temperada só com canela, sem sal.
                    Arroz pode ser vermelho, com paprika, amarelo com curry, marrom, não sei com quê,                         sempre integral, unidos venceremos e sem sal.
                    Arroz branco, nem pensar.
                    Hors concours: salada de quiabo cru, com molho de pimenta.
                    Tudo sem sal. O sal grosso (sempre sal grosso) fica na mesa. Temperamos salada com      sal grosso, ovo cosido  com sal grosso, abacate com açúcar cristal. Fica tudo crocante.
                    Outro dia, teve a "Noite dos Talentos". Eu fiz espaguete à bolonhesa. Pediram a receita do espaguete. Tomara que as cozinheiras aprendam                  

                                                             Peixe

                    No domingo, os vicentianos pescam e fazem churrasco na praia. Eu estava recostada nas pedras tomando sol e observando um casal limpando os peixes que acabaram de pescar. Então chega a chinezinha bem xereta
                    - Que peixe é esse?
                    - É  lyon fish.
                    - Não é. Lyon fish tem pelos na cabeça! - ela chega mais perto.
                    - Mas estes tem pelo na cabeça, quando estão na água! Cuidado que eles são venenosos!
                    - E voces vão comer?
                    - Vamos, mas vamos tirar a cabeça, que é onde fica o veneno.
                    - Mas lyons fishes ficam no oceano, não ficam perto da praia - ela não desiste. Eu olho a cara deles. Fico com medo de  perderem a paciência,
                    - Eles vem perto da praia quando querem comer peixes pequenos.
                    - Então eles são predadores.
                    - É a natureza, Uns comem os outros. -  Eu falo. Quero acabar logo esse papo, mas nessa hora chega o professor vegano.
                    - E o homem é o maior predador que existe, bla bla bla... - Ai meu Deus, até no domingo, na praia? Só falta ele falar que os peixes devem ser veganos... O casal olha o discurso, com cara de poucos amigos:
                    - É. O homem destroi tudo!  - Diz o negão, lindão, rasta de corpo atlético e luzidio, sem sorrir. Acho que ele sabe que é lindão. Fica se mostrando. Mostra a força.
                    - Good bye! Have a nice day! - Eu pego minha canga e me levanto para ir embora, a chinezinha vem comigo, falando, falando. O professor volta pra água.
                      E na RVA, teve peixe frito no almoço. Será que eram lyon fishes?

                     Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                         Eulina

                                                                         
                   
                 
                   


                   .





                                                     

                 
                   
                   
 

Um comentário: