quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

DESEMBARQUES

ITAJAÍ - Fui até a  Administração pedir meu passaporte que recolheram quando embarquei, mas disseram que o cartão do navio é suficiente e que o passaporte só vão entregar quando voltarmos pra Sampa. Não achei bom. Fiquei com preguiça de reclamar, mas fiquei me sentindo violada nos meus direitos de cidadã. Desci em Itajaí com essa sensação.
                Tomamos um Uber para a praia Brava. O motorista deu uma volta pela cidade, para vermos os pontos turísticos e depois foi pela orla. Cobrou R$23,00 pelo trajeto. Alugamos um guarda sol, duas cadeiras, tomamos uma cerveja por R$15,00 e curtimos a praia. Areia branquinha e solta, muito gostosa. Mar bravo, levei alguns  tombos bem divertidos. Agua refrescante, sol escaldante, gente bonita, Cerveja bem gelada. Delícia, delícia! Depois almoçamos frutos do mar, num restaurante em frente, pagamos R$160,00, estava tudo ótimo. Uber para voltar ao porto, R$11,00. Ao todo, eu e minha filha gastamos R$209,00 reais.  No navio estavam vendendo pacotes de excursão para a praia Brava, por pouco mais de US$100,00, por pessoa! Uau!
                 Gostamos de Itajaí. Cidade não muito grande, bonita, limpíssima, praias lindas, gente simpática e acolhedoura. Foi um dia bem gostoso.

MONTEVIDEO - Não fomos a nenhum lugar específico. Optamos por andar nas ruas, observando a arquitetura e o comportamento das pessoas. Primeiro, nas ruas turísticas, com muitas lojinhas de "recuerdos", depois andamos por ruas não tão bonitas, com construções necessitando de reparos, muros pichados, alguns mendigos, porém nada que desmanchasse a primeira impressão de cidade limpa e bonita. Fomos até a orla, apreciamos a beleza do mar batendo nas pedras. Muito vento. Voltamos até o mercado onde almoçamos um delicioso prato com carne mal passada e tomamos uma excelente cerveja uruguaia. Muito bom! Acabamos de almoçar e já estava na hora de voltar ao navio.

BUENOS AIRES - Choveu. Choveu muito! Desembarcamos todos e ficamos presos num galpão enorme. Tumulto. Perdemos muito tempo esperando passar a chuva. Depois, perdemos mais tempo, esperando um taxi. Aí, a chuva parou um pouco e desistimos do taxi. Resolvemos andar. Mas logo a chuva recomeçou e nós paramos na estação central de trens. Linda! Tomamos um café na estação. Foi uma ótima parada. Quando estiou, recomeçamos a caminhada. Mas sempre havia uma garoa ou um chuvisco. E ficamos tentando comprar uma capa ou um guarda chuva nos camelôs, mas só tinhamos reais, dólares ou cartão de crédito e eles só vendiam em pesos. Continuamos a caminhar. quando estávamos perto de Puerto Madero, finalmente achamos um lugar onde pudemos pagar com o cartão. Compramos uma capa para cada uma. Daí meia hora, parou de chover e saiu o sol. Enfim, chegamos ao Puerto Madero, com sol e céu azul. Foi bom. Caminhamos por lá apreciando a paisagem, a arquitetura e as pessoas. Buenos Aires é uma cidade linda e o passeio depois da chuva, foi  agradabilíssimo. Almoçamos um bife mal passado, num restaurante simpático. Tomamos chope argentino. Voltamos a pé e passamos pelo shopping center. Tudo muito caro e não havia tempo para mais nada! Nenhuma compra. Somente alfajores.

***
                 Concluindo, fazer cruzeiro tem a vantagem de não precisar carregar mala, de ter um quarto confortável todas as noites e todas as refeições e bebidas já pagas. E o desconforto da quantidade de gente lotando os ambientes, do som estridente de todos os variados eventos que ocorrem dentro do navio. As paradas são interessantes, mas temos muito pouco tempo. Não dá pra conhecer nenhum lugar. Só dá pra ver. Talvez, se houvesse menos passageiros, eu teria gostado mais.
                 Fico sempre pensando nos navios de filmes, onde os passageiros se sentam no convés, se cobrem com uma manta charmosa e ficam lendo um livro, conversando e tomando um drink... Eu queria que fosse assim.
                 Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                  Eulina

1. Os navios menores são bem agradáveis. Mas a experiência é sempre válida.