quarta-feira, 21 de setembro de 2022


                                                    PONTA D’OURO - LWANDI SURF


Ponta D’Ouro é nome da cidade de praia, onde fica situado o projeto da escola de surf denominado Lwandi Surf.

A intenção principal do projeto é diminuir as diferenças sociais, por meio da inclusão de jovens adolescentes oriundos de classes sociais vulneráveis, através do aprendizado de surf.  Durante esse aprendizado, os jovens têm oportunidade de serem orientados, de maneira terapêutica, através  de reflexões que os auxiliam a enfrentar situações adversas e a buscar oportunidades às quais antes, eles não teriam acesso. 

Além das aulas de surf, os jovens têm aulas de inglês, meditação, yoga, rodas de conversa, e quaisquer outras atividades afins. Todas essas ações tem o objetivo de capacitar os jovens ao convívio social, preenchendo seus dias e afastando-os das drogas e do álcool. As atividades são desenvolvidas durante o contra turno escolar e  para poder frequentar as aulas de surf e demais programas, o aluno precisa comprovar a frequência às aulas regulamentares, além de mostrar o boletim com boas notas mensais.

As atividades são desenvolvidas num espaço arborizado, em frente à praia.

Eu estou participando das aulas de inglês, nas quais eu os ajudo com os exercícios, quando solicitada. Mas a minha participação mais importante será a leitura e interpretação do texto de meus dois livros infantis. Durante as rodas de conversa, os livros serão lidos e os alunos serão instigados a pensar e tirar suas próprias conclusões a respeito dos textos.

Para mim é um desafio enorme esse tipo de intervenção, uma vez que foge totalmente da minha formação acadêmica. Eu tenho frio na barriga quando penso nisso. Mas por enquanto, estamos ainda preparando a atividade. Depois que acontecer eu escrevo.

Ponta do Ouro fica bem ao sul de Moçambique e é rota de baleias, que vêm ter seus filhotes na frente da praia. Então, s observarmos o mar, podemos ver, com certa frequência, as baleias brincando com seus filhotes, fazendo aquele esguicho. Dá pra ver da varandinha de meu quarto. Pena que não tenho binóculos.

Esta é uma cidade de praia, cuja atividade principal é o turismo. Bem bonita. Frequentada por pessoas dos países fronteiriços, principalmente por africanos do sul. A casa onde estou hospedada fica bem pertinho da praia. Fui caminhar quase todos os dias pela areia fofa.  Mas o oceano Índico é gelado. Só me molhei até a canela. Não me atrevi a entrar.

Venta muito O vento faz barulho, encobre o som das ondas. O barulho é contínuo, como se fosse um rio passando por entre as pedras.


Você já pode dizer eu li na tela da Eulina.

Um comentário:

  1. A educação pode se manifestar de diversas formas. E é, sem dúvida, um ato de mão dupla.
    Parabéns, Eulina, pela empreitada que abraçou.
    Boa sorte e bom trabalho!

    ResponderExcluir