sábado, 11 de julho de 2015




                                                                       SÁBADO


                    Hoje é sábado, faz uma semana que cheguei. Ainda é de manhã e está chovendo muito. Já assistimos um documentário sobre como ajudar uma população a preservar o meio ambiente, sem agredir a cultura local. O pouco que entendi, me pareceu bem interessante. Acho que vou pedir para o professor me mandar esse filme, assim eu posso assistir no meu quarto, se eu aprender a manejar o computador. Ai, como é triste ser eletronicamente analfabeta!

                    Acho mesmo que as culturas locais dos países colonizados foram tão desrespeitadas, que os nativos nos olham sempre com um  pouco de desconfiança... afinal foram anos e anos de agressões às religiões, crenças, hábitos, costumes, opiniões, maneira de encarar a vida e de resolver os problemas.
                                                                     ***
                     Por que a cultura européia colonizadora acabou por prevalecer em toda a América? Os europeus eram mais fortes, tinham armas de fogo... e tinham também artigos manufaturados, com tecnologia avançada que impressionava. Os índios americanos, em geral foram intimidados pela força e seduzidos pela tecnologia. Acho que dá pra chegar a essa conclusão tranquilamente, sem medo de errar, sem precisar ler grandes tratados antropológicos.

                                                                    ***
                    Hoje à noite, teremos aula de tambores. O professor veio de Kingston para nos dar essa aula. Segundo a nossa diretora, ele é o único homem em St. Vincent que sabe ler e escrever as notas musicais. Ele é musico e compositor. Mas sua especialidade são os tambores. Estou curiosa para essa aula, porque pelo que entendi até agora, os tambores - a maneira de tocá-los - foi uma das poucas coisas que permaneceu intacta da cultura dos povos nativos da ilha.  Ele nos contou que, nas escolas só se falava inglês e a aula de história era aula de história britânica, até a década de noventa do século passado! É triste não ter acesso à história do próprio país. Não que o Brasil seja muito diferente, mas tivemos aula oficial de História do Brasil, pelo menos desde que nasci, com interrupção apenas na época da ditadura. Minhas filhas não tiveram aula de História do Brasil, mas meu neto tem.

                                                                   ***
                    Hoje, teríamos aula na horta, mas o professor nos dispensou por causa da chuva, O alemão disse que  não se importava com a chuva, mas o professor disse;
                  - But I care! I don't want to get my hair wet!
Eu aproveitei e perguntei qual a razão do cabelo tão longo e penteado daquele jeito? Ele me respondeu com o melhor sorriso:
                  - Because I want to be strong and pretty!
E completou dizendo que os rastafaris, assim como Sansão, acreditam que a força está no cabelo então gostam de manter os cabelos longos, trançados e enfeitados. Disse ainda que quando ele vai lavar a cabeça, demora muito tempo pra secar e ele gosta de ter o cabelo sempre bonito e cheiroso. Tudo isso foi dito em ritmo de reggae, e em meio a um grande e cativante sorriso!
                   E realmente, com a pele bem negra, o corpo jovem e musculoso, camisa regata amarela e o cabelo enfeitado, ele estava todo bonito, cheiroso e orgulhoso!

                                                                ***

                  Amanhã eu conto como foi a aula de tambores.
                  Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                               Eulina

Um comentário:

  1. Maria Eulina,

    Precisa ter estômago, porque com 70 anos, aguentar o que você aguenta não dá....Eu pelo menos ADORO meu conforto, não sei porque moro no interior não gosto muito de pernilongos e outros bichos, VIVA A CIVILIZAÇÃO. No que se refere ao gato, as pessoas não entendem os gatos, então judiam muitos deles..
    Cadê os índios caribenhos? Porque os negros vieram da África pela mão dos britânicos e dos franceses, então não são os legítimos habitantes das ilhas. Aguardo aula sobre tambores, porque é uma falha na minha cultura!!!!!!!

    ResponderExcluir