terça-feira, 18 de outubro de 2022

         

                                                           

                                                  OPINIÕES DOS MOÇAMBICANOS


JOEL - Tem uma barraca no mercado e é o motorista do projeto. Perguntei o que os moçambicanos acham dos portugueses. Ele disse que gostavam… eu não senti firmeza na resposta…fui modificando a pergunta, até acreditar na resposta:

- Eles mandavam em tudo até 1975, quando ficamos independentes. Aí, muitos foram embora para Portugal. Os que ficaram espalharam intrigas. Chegou um momento que todo o país estava dividido: a favor e contra os portugueses! A divisão foi tamanha, que deu origem a uma guerra civil que durou muitos anos. Foi horrível, ver meus compatriotas, meus irmãos se agredindo… eu vi famílias inteiras, cidades inteiras fugindo como galinhas… crianças chorando porque não sabiam onde encontrar os pais e os pais chorando porque não sabiam onde encontrar os filhos! Tudo muito, muito triste… até que todos perceberam que irmãos não podiam lutar contra irmãos e fizeram um acordo de paz. Aí, a vida melhorou. Agora, a vida está boa. Conseguimos manter relações amigáveis com os portugueses que ficaram aqui, e até acontecem alguns casamentos, afinal eles fazem parte de nossa história. Mas eles são racistas.

VITÓRIA- Diarista na casa da Sara e mãe de uma das meninas do surf. Fiz a mesma pergunta. O que você acha dos portugueses? 

- São bons … eu não senti firmeza, mas ela não precisou de novas perguntas, foi logo dizendo… bons, mas algumas vezes eles não gostam da cor da nossa pele...

-São racistas? 

- Sim. São racistas.

MARINA - brasileira, residente há anos em Maputo, onde dormi uma noite, antes do voo para Joanesburgo. Ela é terapeuta ocupacional, professora na universidade e namora um moçambicano, artista gráfico. Ela disse:

- Portugueses são racistas O povo daqui conviveu muito tempo com eles na época da colônia e isso gerou alguns laços afetivos, mas os moçambicanos acham que eles são racistas. E depois da independência, veio a guerra. A guerra foi muito triste, muito traumática, deixou grandes feridas, marcou muito. Mas agora, depois de algum tempo, o povo vive melhor. Moçambicanos são muito acolhedores e gostam muito de brasileiros.

GIL - motorista de tuktuk que me levou para o aeroporto de Maputo. Nem precisei perguntar muito, foi logo falando:

- Eles são racistas. Se acham porque são brancos. Ainda temos muitas relações  comerciais com eles e algumas relações afetivas. Atualmente, até acontecem alguns casamentos... mas eles são racistas.

SARA - inglesa, a dona da casa onde fiquei, mora há mais de vinte anos em Ponta  D'Ouro:

- Foram muitos anos de convívio. Os portugueses fazem parte da história deste povo. Tinham muitas relações afetivas... mas a guerra fez muito mal a todos. Atualmente, vivem em paz. mas acho que existe um certo ressentimento em relação aos portugueses.

VISÃO GERAL - Em Ponta D'Ouro, vi muitas casas grandes bonitas, hotéis e restaurantes chiques, frequentados por brancos, loiros falando inglês. Com exceção dos que trabalham no mercado e vendem artesanato,  não vi nenhum negro nesses lugares, mas me disseram que há alguns, na maioria políticos. O presidente da república e alguns ministros têm casa em Ponta D’Ouro. 

E os moçambicanos negros que falam português e chananga, moram em casas bem modestas, Num bairro que fica longe da praia. Têm barracas no mercado e são os serviçais nas casa dos brancos, nos restaurantes e hotéis.

Chananga é o dialeto falado pelos moçambicanos, derivado do zulu. Tanto os moçambicanos, como os africanos do sul faziam parte dos povos originários, os zulus.

CONCLUSÃO - minha:

- Qual é o motivo, a ideologia, a religião, a seita, a política, ou... seja lá o que for... que autoriza o povo branco de um país, ou continente a invadir outras terras, outros continentes, dominar seus povos e exportá-los para servir de mão de obra escrava? 

Você já pode dizer eu li na tela da Eulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário