quarta-feira, 14 de agosto de 2019





                                  A DIFÍCIL TAREFA DE EDUCAR

- Mas eu quero do jeito mais fácil!
- Deixa de ser preguiçosa!
- Não vejo utilidade nenhuma em fazer tudo sempre do jeito mais difícil!
- É... de vez em quando, você até pode ter razão...
- Eu sempre tenho razão!
- Aff! Mas às vezes você é insuportável!
- Mas é verdade! Eu sempre tenho razão!
- Você tem é muita pretensão!
- Mas eu falo a verdade!
- Além de tudo, é teimosa.
- Só porque estou falando a verdade?
- Não! É porque você está inflando o seu ego!
- Você é uma chata, sabia?
- E você é metida, sabia?
- Muito chata, você fica o tempo todo me acusando, me botando pra baixo!
- E você fica o tempo todo se auto elogiando, se botando pra cima!
          Silêncio. Troca de olhares. Suspiros.
- Tá bom, vamos voltar ao começo. Tire a casca do tomate antes.
- Por quê? Eu quero bater no liquidificador, com casca e tudo!
- Se você não tirar a casca, o molho vai ficar muito ácido.



- Eu ponho açúcar pra cortar a acidez.
- Não é a mesma coisa!
- Não! É mais gostoso!
- E se você esmagar o tomate sem casca na panela e depois passar na peneira, o molho vai ficar muito mais encorpado, mais...
- Ahn... e eu vou ficar mais irritada, porque vai demorar muito mais!
- Não! Não cozinhe irritada porque a comida vai fazer mal! Você tem que cozinhar com carinho!     
          Silêncio. Olhares furiosos. Mais suspiros.
                                                                     ***
         Apesar da fúria, o molho ficou delicioso. Mãe e filha foram elogiadas pela bela macarronada. Até a nona, tão exigente, gostou.  Ambas agradeceram sorridentes, mas antes trocaram uma piscadela. Cumplices.
                                                                     ***
Tarefa: Diálogo.

Um comentário: