terça-feira, 13 de agosto de 2019








                                              ROSILDO E ROSÉLIA


          O belo homem chegou bem perto do Rosildo e disse:
- Olhaí no seu aparelho, eu trouxe a lista. É só você escolher um pecado.
          Rosildo pega o celular e nem precisa ligar, a lista já está na tela. “Ele tem poderes” pensa.
- Vamos começar pelo primeiro: Orgulho. Será que escolho esse?
- Sei lá... às vezes não me parece pecado. As pessoas se orgulham da família que têm, estufam o peito com o hino nacional, quando fazem um trabalho bem feito ou  quando seu time ganha um campeonato... não vejo maldade nisso...
          O belo homem tem uma expressão de dúvida, seus olhos oscilam entre o verde e o azul metálico.
- Então Orgulho não é pecado? Eu ia escolher esse!
- Em algumas situações sim! É só ver a arrogância dos políticos! Barriga cheia, bolsos também, peito cheio de superioridade e cabeça vazia de ideias. Quando é assim, é um pecado, dos bons! – Os olhos assumem um verde metálico intenso e os cabelos se despenteiam no alto, parecem crescer, encorpar – Mas esse é um pecado para gente inteligente. Você não conseguiria. Vamos partir para outro.
- Avareza? Será...
- Avareza não, seu burro! Um pé rapado como você não pode ser pão duro, só pode ser duro mesmo!
- E Luxuria? Bem que eu gostaria...
- Você não se enxerga? Muito luxo, muitas mulheres, muito sexo, muitos vícios... Você não tem dinheiro suficiente e nem competência, pra cometer esse pecado!
          O belo homem já não está tão belo. O alto de sua cabeça cresce, seus olhos são cruéis, seu hálito é fétido.
- Inveja?
- Ah! Esse você pode! – ele volta a ser belo imediatamente.
- Tá bom. Então eu fico com esse – Rosildo quer acabar logo com esse papo – Vamos planejar as ações?
- Deixe de ser apressado! Só podemos escolher depois de verificar a lista inteira. Vamos ao próximo.
- Ah, Seu Lulu, assim tá ficando muito difícil!
- Seu Lulu é a mãe! Olha lá rapaz, se você me chamar de Lulu novamente, eu não faço trato nenhum! – Ele fica feio de novo, os olhos variam do amarelo para o vermelho, a cabeça dele cresce, a pele escurece. Rosildo tem medo.
- Tá bom, tá bom, vamos ao próximo: Gula. Pensando bem, esse eu não quero. Se escolher esse, eu engordo e para conseguir o que desejo, preciso ser bonito.
- É ... acho que você tem razão. Você precisa, pelo menos ser bonito. – Ele olha Rosildo de alto a baixo, meio desanimado. – Será que você consegue sentir Ira?
- Ah, quando eu penso no IPTU, no IPVA, no IR... Quando o “sistema” cai na minha vez, depois de horas de fila... Quando me fecham no trânsito, me dá vontade de matar alguém!
- Hum, hum... essa sua Ira não me convenceu muito. Mas o próximo é a sua cara!
- Qual é o próximo, seu Lu...
- O homem fica feio outra vez. Muito feio. Pele escura, hálito de enxofre, olhos de fogo.
- Não se atreva nem a pensar nesse apelido ridículo. Eu exijo respeito!
- Qual é o próximo, senhor?   
          O homem acalma um pouco. Até é capaz de um pequeno sorriso.
- O último: Preguiça.
- Ah, mas que pecado gostoso!  Pra esse eu sou perfeitamente capaz. Então tá resolvido. Eu tenho que cometer três pecados: Inveja, Ira e Preguiça. E em troca...
- Há... há... há... - O homem riu uma risada maldosa, soltou um arroto de enxofre, cuspiu as palavras de maneira asquerosa - Não, não, não! Nosso trato é para um pecado só! Mas um pecado que seja cometido com toda a intensidade possível, com todo o ódio de que um ser humano for capaz, que seja a fonte de muitas maldades... – ele falava com empolgação, arrotava enxofre, vomitava um líquido pútrido e ria, ria muito enquanto falava.
          Rosildo olhava assustado, estava quase arrependido.
- Vamos Rosildo escolha logo o seu pecado! – grita, feroz. Cresceram chifres no alto de sua cabeça e ele brandiu um tridente.
          Rosildo se arrepende de vez.
- Olha seu Lulu, ou melhor, senhor Lúcifer, eu desisti. Não quero pecar assim. Não vou mais vender minha alma. Pensando bem, a Rosélia não merece. Ela que fique com aquele namorado sonso dela! 
                                                                     ***
Tarefa: Texto sobre os pecados capitais.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário